Chega o momento de pedir o seu crédito habitação e surge uma decisão importante a tomar: devo escolher taxa fixa ou taxa variável?

Naturalmente, não há uma escolha genericamente correta, mas sim uma que se adapte a si. Acompanhe os nossos passos para encontrar a melhor opção para o seu futuro.

  1. Avalie a sua estabilidade financeira e tolerância ao risco. Caso prefira manter a estabilidade e a previsibilidade, a taxa fixa é a certa para si. Por outro lado, a taxa variável pode ser mais adequada se estiver disposto a aceitar variações nas suas prestações mensais, uma vez que esta é afetada pelas flutuações da Euribor. Esta opção pode ser benéfica em períodos de descida das taxas de juro, mas também traz consigo o risco de aumento das prestações caso a Euribor suba.
  2. Analise como está a sua poupança, percebendo se pode estar disposto a correr mais ou menos riscos. Se tiver uma poupança robusta e capacidade de absorver eventuais aumentos nas prestações, uma taxa variável pode ser uma escolha interessante, visto que os potenciais períodos de juros mais baixos podem representar uma poupança significativa.
  3. Observe o mercado para tentar perspetivar sobre a tendência da Euribor. A Euribor, que é a taxa de referência para a maioria dos créditos habitação de taxa variável, está sujeita a oscilações constantes baseadas nas condições económicas e nas políticas monetárias do Banco Central Europeu.
  4. Pense nos planos que tem para o futuro, percebendo se planeia mudar de casa ou amortizar o empréstimo antecipadamente. Se tenciona amortizar, a flexibilidade de uma taxa variável pode ser vantajosa para si.
  5. Compare o custo total do empréstimo para ambas as opções, avaliando todos os custos associados, tais como juros, comissões e seguros. Dessa forma, poderá perceber a verdadeira diferença entre cada opção.

Se ainda não tomou uma decisão e acha que o ideal seria um misto destas duas opções, também existe uma solução – a taxa mista – que combina um período inicial com taxa fixa e, posteriormente, uma taxa variável. Esta opção permite começar com pagamentos estáveis e, depois, beneficiar de eventuais quedas da Euribor.

Escolher a taxa para o seu empréstimo é uma decisão importante para a sua vida e que deve ser avaliada de forma ponderada.

Se precisa de ajuda para tomar a decisão certa e encontrar o crédito habitação perfeito para si, fale connosco. Estamos cá para o ajudar no que precisar!